Projeto Óleo Local de Barra do Piraí movimenta o ICMS Verde da Região Sul Fluminense

 

ecooleo-barra-do-pirai-nov-14-a

O Projeto Óleo Local de Barra do Piraí que em 2009 recebeu apoio da FAPERJ na criação de infraestrutura e de introdução de nova tecnologia para purificação, tratamento e reaproveitamento de óleo vegetal usado vem se tornando referência na região sul fluminense como compradora e fornecedora desta matéria prima para a fabricação de biodiesel e sabões industriais.
Com um volume estimado de 60.000 litros movimentados no mês de setembro de 2014, adquiridos em Barra do Piraí e de outros coletores e municípios, o projeto sob a coordenação do arquiteto urbanista Rafael “Cigano” têm sido um dos grandes responsáveis por absorver a produção coletada da região e contribuir para o aumento da arrecadação dos municípios com o ICMS VERDE, como no caso do município de Resende.

O ICMS VERDE é um benefício que contempla com restituição de percentuais do imposto ICMS recolhido pelos municípios ao governo do estado às prefeituras que incentivem, invistam ou implementem projetos de cunho ambiental em seus respectivos territórios.

A partir do mês de setembro de 2014, as prefeituras passaram a contabilizar os volumes coletados de óleo de cozinha usado para cálculo da arrecadação do incentivo, o que contribuiu em muito para o aumento do valor recebido pelo município de Resende. Os volumes coletados neste município cujo potencial nos últimos 5 anos chegou a 50.000 litros mensais vem sendo absorvido pela Óleo Local de Barra do Piraí para tratamento e destinação final a Usina de Biodiesel no município de Volta Redonda ou através do PROVE – Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Usado do Estado do Rio de Janeiro para a produção de sabões industriais e outros produtos.

O PROVE vem dando apoio consistente aos projetos implementados pela Felicíssimo e Ramires através do financiamento da FAPERJ para cooperativas e associações de coletores de resíduos em todo o Estado do Rio.

Neste dia 24 de novembro de 2014, os consultores da Felicíssimo e Ramires realizaram visita técnica a sede da Óleo Local em Barra do Piraí para discussão do plano de ação estratégica de 2015, quando se pretende ampliar a capacidade de coleta e tratamento do óleo de cozinha na região sul fluminense.


Balanço de hoje: 150 litros de óleo de cozinha usado que serão descartados adequadamente, criação de um ponto de coleta fixo no condomínio cultural do Volta Grande III e parceria firmada entre a o Instituto Dagaz e a Óleo Local para o desenvolvimento de trabalhos futuros.
O domingo não poderia ser melhor!